Vivian Pinto Portela da Silva.

Vivian Pinto Portela da Silva.
Vivian Silva, diploma e fotografias, uma proferindo palestra em Congresso Internacional (Xalapa, México, 2011); em 2007; com o neto John Portela Grooms (novembro, 2013). Abaixo: Jornal da Tarde, 1966. Fotos como Jovem Embaixadora, Universidade de Stanford, California, 1967.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

JENEID, Liz (Sidney, Austrália, 1936-).


 
JENEID, Liz (Sidney, Austrália, 1936-).
 
Jeneid adquiriu vasta experiência profissional atuando ativamente no seu país e exterior: ela organizou o Programa de Treinamento de Aprendizes no Ateliê de Tecelagem Artesanal e trabalhou como artista no treinamento de educadores rurais e urbanos, fora de centros escolares na Rede de Atividades Comunitárias (Sidney, 1978-1983). Em seguida Jeneid atuou como Palestrante, Conferencista Senior e Coordenadora de Artes Visuais na Faculdade de Artes Criativas da Universidade Wollongong (NSW Austrália); e, durante seis anos foi Diretora Artística da Galeria de Arte da mesma Faculdade (1983-2003).



 
Jeneid recebeu premiação do Conselho de Treinamento Australiano, por sua atuação como instrutora do Ateliê de Tecelagem (1983-1984). A artista estudou e recebeu treinamento em vários países: no Iêmen, Turquia, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e Japão (1989). Poucos anos depois a artista viajou novamente ao Japão e Hungria, quando proferiu palestra sobre Papel & Livro; ela viajou à Turquia, França e Inglaterra; e, nos Estados Unidos, participou da Feira do Livro de Artista (Washington DC, 1992). Jeneid recebeu Bolsa de Viagem do Departamento de Relações Exteriores, quando organizou a Exposição Itinerante de Estudantes da Universidade Wollongong, apresentada na Turquia (1993-1994). A artista tornou-se Palestrante Residente, na Universidade Mármara (Istambul, Turquia, 1994). No mesmo ano Jeneid tornou-se Artista Residente do Estúdio 3, da Galeria de Arte New South Wales (Paris, 1994). Poucos anos depois Jeneid visitou a Índia; e, proferiu palestras na França, Finlândia e Estônia (1998).
 


Obra de Jeneid foi selecionada e participou da mostra coletiva Fibra Nordeste 111, em Jutland (Dinamarca, 1999): ela foi uma das três artistas australianas selecionadas para participarem da Trienal Internacional de Tapeçaria em Lodz (Polônia, 1999). Jeneid viajou pela Europa e Estados Unidos (2000-2001). E, no ano seguinte, a artista foi curadora da Exposição de Artistas Australianos de Papel, direcionada para a coletiva Obras em Papel apresentada em Ino (Japão, 2002). Nesse ano Jeneid viajou pelo Camboja e Japão. para, no ano seguinte, ser Artista Visitante durante um mês da Fundação de Arte Skopelos (Grécia). No mesmo ano Jeneid viajou pela Itália, Grécia e Estados Unidos (2003). No ano seguinte Jeneid foi Artista Visitante Residente, na NERAM (Armidale, New South Wales); e. Artista Residente na Expedição Polar Ártica Quark (Iceland, Greenland, Canadá, 2004), para, no ano seguinte, ser Artista Residente na Expedição Polar Antártica Quark (2005). No mesmo ano Jeneid viajou pela Antártica, Grécia e Ilha de Maiorca (Espanha); e, participou como palestrante da Intensivo: Papel & Livro (Colorado, EUA). Jeneid foi tutora no Ateliê de Livros de Artista, em Geelong (Vitória, Nova Zelândia, 2006). Nesse ano Jeneid viajou por Israel, Espanha: e, Paris, França, para, no ano seguinte repetir a residência em NERAM (Armidale NSW), além de repetir a residência em Skopelos (Grécia, 2007). Jeneid viajou por Chipre (Grécia); e nas regiões espanholas de Maiorca, Menorca e Málaga.

 

 
Voltando a Austrália, Jeneid se tornou Associada Universitária da Universidade Wollongong (NSW Australia, 2008), onde exerceu a função de curadora do Projeto Wollongong, da exposição Milestones 1 & 11para Arte, Herança & Local; e foi tutora da Escola de Verão Stuart Town, além de tutora dos Têxteis Ballarat Vitória e dos Livros de Artista Bunbury (Washinghton DC, 2008). No ano seguinte Jeneid foi tutora do Ateliê de Livros de Artista novamente na Escola de Verão Stuart Town (2009-2010). Jeneid participou da Feira do Livro de Artista CODEX (San Francisco, EUA, 2009). E foi Artista Residente, no Estúdio Centro Vermont (Vermont, EUA), além de viajar pelos Estados Unidos, França e Turquia (2009). No ano seguinte Jeneid continuou viajando, pelos Estados Unidos e México (2010). E foi novamente Artista Residente, no Estúdio Centro Vermont (Vermont, EUA) e tutora dos Livros de Artista dos Têxteis Ballarat, (2011). Jeneid foi Artista Convidada da VI Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea (Xalapa, México). No verão, foi novamente tutora dos Livros de Artista da Escola de Verão Stuart Town (2011).
 





Curriculum Vitae fornecido pela artista (Xalapa, México, 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário